terça-feira, 10 de novembro de 2009

MP QUER PRISÃO DE LÍDER DO MST

O Ministério Público do Pará se manifestou favoravelmente à prisão preventiva do coordenador estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Charles Trocate. O juiz da Comarca de Curionópolis, Alexandre Hiroshi, deve se manifestar hoje a respeito.

A prisão de Trocate foi pedida no sábado, 7, pela Polícia Civil do Pará, sob a acusação de liderar a destruição de bens dentro das fazendas Maria Bonita, em Eldorado de Carajás, e Rio Vermelho, em Sapucaia, no sul do Pará, ambas de propriedade da Agropecuária Santa Bárbara, conglomerado do qual um dos donos é o grupo Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas.

A Agropecuária Santa Bárbara divulgou nota ontem acusando, novamente o MST, de destruir instalações na Fazenda Espírito Santo, em Xinguara (PA), e atirar contra um helicóptero. A Polícia Civil do Pará afirmou desconhecer o fato.

Segundo informação do Tribunal de Justiça do Estado, o juiz aguardava o parecer do MP sobre a prisão de Trocate para se manifestar. A previsão é de que isso ocorra amanhã. A assessoria do MP informou que o parecer do promotor de Curionópolis, Luiz Gustavo Quadros, já foi apresentado e é favorável à prisão.

Segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT), da janeiro a outubro um trabalhador sem-terra foi assassinado e outros 17 foram baleados por seguranças e pistoleiros no sul do Pará. Nos últimos três anos, 17 trabalhadores foram assassinados no Estado. A CPT acusa policiais civis e da tropa de choque da PM de agirem com truculência contra sem-terra na última sexta-feira, 6, na Curva do S, em Eldorado dos Carajás (PA). A pastoral diz que os policiais, sob o comando do delegado geral Raimundo Benassuly agrediram e ameaçaram atirar nos trabalhadores que faziam um protesto. A PC confirma a atuação dos policiais, mas afirma que não tem informações sobre abuso de autoridade e uso de violência.

Fonte: Jornal Amazônia

Nenhum comentário: