sexta-feira, 13 de novembro de 2009

MONTE ALEGRE: PRODUTORES RESPIRAM ALIVIADOS E PREPARAM MOBILIZAÇÃO

Reunião com o superintendente do Ibama, Paulo Diniz, surtiu o efeito esperado.


Os produtores de Monte Alegre, inclusive os agricultores familiares, voltaram a respirar aliviados, nesta semana, depois que os fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deixaram o município. Mas o estrago é grande: as dezenas de multas aplicadas somam mais de meio milhão de reais. São valores impagáveis. Todos entraram com defesa pedindo o cancelamento das multas.


As fiscalizações foram suspensas depois que uma delegação local veio a Belém e se reuniu com o superintendente do orgão no Pará, Paulo Diniz, na semana passada. A equipe estava acompanhada da deputada Josefina Carmo (PMDB) e do diretor da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Wilson Schuber.

No próximo dia 19, uma reunião, na comunidade do Km 11 da rodovia PA-254, vai discutir as consequências das ações do Ibama no município e o que deverá ser feito para minimizar o passivo ambiental local, sem impedir que a economia local pare ou entre em colapso. Vários órgãos estaduais e federais estão sendo convidados para o encontro, inclusive o Ibama, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Ministério Público Federal. A presidência da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/PA) garantiu que vai mandar representante. O presidente da Agência Estadual de Defesa Animal (Adepará), Alielson Arapiraca, já confirmou presença.

Os organizadores do evento, puxados pela prefeitura local e o Sindicato dos Produtores Rurais, prometem juntar público recorde.



PS: Com todo o caos criado pela ação do Ibama no município, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Monte Alegre ainda não deu as caras em defesa dos "trabalhadores e trabalhdoras". Omissão total!

3 comentários:

Anônimo disse...

Por que você não publicou nada sobre a invasão que os - trabalhadores rurais - fizeram na Prefeitura de Monte Alegre@

Blog do Piteira disse...

Resposta do blog:

Anônimo, não quiz publicar a coisa apenas factual, mas também fazer algum comentário. Não consegui ouvir, no entanto, o lado dos "invasores".
Tô juntando material para fazer um txto nos próximos dias.

Piteira

Anônimo disse...

O que o IBAMA tá fazendo de errado?. Qual a missão da instituição?. A propósito: o nome correto é Aliomar Arapiraca.O Schuber é muito bom de "Registro Torrens", o MPF vai pedir umas aulas pra ele.