sexta-feira, 27 de novembro de 2009

MPF PODERÁ PEDIR ANULAÇÃO DO VESTIBULAR DA UFPA

Ainda vai dar pano pras mangas a denúncia de que questões da primeira prova do PSS da Universidade Federal do Pará (UFPa) vazaram com antecedência.

Confirmada a fraude, e sob pressão de alunos de vários cursinhos pré vestibulares, a universidade cancelou as questões de Geografia da prova e afastou a equipe de professores que as elaborou e instaurou sindicância para apurar os índícios. Ontes, centenas de alunos voltaram a se manifestar contra a fraude, exigindo a anulação da prova. Ontem, mesmo, o Ministério Público Federal (MPF) instaurou procedimento para investigar os indícios de fraude nas questões da prova e não descarta a possibilidade de anulação de todo o concurso.

Segundo o procurador da República, Alan Mansur, responsável pela investigação, inicialmente o Ministério Público solicitará da universidade cópias dos contratos firmados com os professores que elaboraram a prova anulada, além de informações sobre a sindicância que está sendo realizada pela própria UFPA. “Vamos avaliar qual a extensão do dano. Temos que investigar qual era o dever desses professores perante a Universidade e perante os estudantes que prestaram o concurso”, afirma Mansur.

De acordo com o procurador, caso comprovada a existência de falhas na elaboração das questões, os responsáveis podem receber algum tipo de punição administrativa e, se as investigações apontarem que houve intenção deliberada de favorecimento a um ou mais candidatos, um processo criminal deverá ser instaurado. “Caso seja constatado que houve vazamento doloso, um processo criminal será inevitável. Na esfera civil, o próprio plágio já se configura um dano à sociedade”, ressalta o procurador.

Há um fedor de podre no ar.

Nenhum comentário: