terça-feira, 17 de novembro de 2009

IDESP DIVULGA PIB 2007 DO PARÁ, AMANHÃ

O Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp) divulga, amanhã, o Produto Interno Bruto (PIB) do estado do Pará no ano de 2007.

Calculado pelos órgãos de estatísticas estaduais, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB apresenta dois anos de defasagem porque os cálculos se baseiam em pesquisas estruturais que só são disponibilizadas dois anos após o ano de referência.

Serão divulgadas as 17 atividades que compõem o PIB: Agricultura; Pecuária; Extrativa Mineral; Transformação; Construção; Serviços Industriais de Utilidade Pública; Comércio, Alojamento e Alimentação; Transportes; Informação; Financeiro; Serviços Prestados às Famílias; Serviços Prestados às Empresas; Aluguel, Administração Pública; Saúde e Educação; e os Serviços Domésticos.

Além das Pesquisas Estruturais do IBGE (PIA-Empresa, PAC, PAS e PAIC, PNAD), a base de cálculo do PIB é composta pela Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ/Receita Federal); pela Pesquisa de Orçamentos Familiares 2003 (POF/IBGE) e pelo Censo Agropecuário (IBGE).

O cálculo do PIB paraense de 2007 também teve o apoio da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças.

Fonte: Ascom da Sepof

Nenhum comentário: