quarta-feira, 9 de setembro de 2009

MENSALÃO: LULA VAI DEPOR COMO TESTEMUNHA DE DEFESA

Depois do dissabor de ver sua avaliação positiva cair de 69,8% para 65,4%, de acordo com a última pesquisa CNT/Sensus, o presidente Lula acaba de receber mais uma notícia desagradável: ele foi arrolado como testemunha de defesa, pelos réus, na ação penal movida para apurar responsabilidades do escândalo do mensalão. A solicitação foi feita por Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, e por José Janene, ex-líder do PP.

Jefferson reponde por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Além desses dois crimes, José Janene também é acusado por formação de quadrilha. A denúncia do mensalão foi acolhida pelo STF em agosto de 2007. Nela, o Ministério Público Federal (MPF) afirma que foi montado um esquema que se especializou em 'desviar dinheiro público e comprar apoio político', com o objetivo de 'garantir a continuidade do projeto de poder' do PT.

O relator da ação penal, ministro Joaquim Barbosa, oficiou o presidente da República para que ele se manifeste se deseja ser ouvido pessoalmente ou por escrito. Além dessa prerrogativa, o Código de Processo Penal faculta ao presidente, entre outras autoridades, ser inquirido em local, dia e hora previamente ajustados com o juiz. O MPF e os advogados dos 39 réus podem fazer perguntas a serem deferidas pelo relator.

Fonte: STF

Nenhum comentário: