quinta-feira, 10 de setembro de 2009

DE NOVO: ENERGIA MAIS CARA. GÁS TAMBÉM

"Brasileiros e brasileiras", como dizia o imperador da república dos marimbondos de fogo, lá nos idos dos anos 80 do século passado, preparem seus bolsos para novos aumentos de preços nas tarifas públicas.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, em sua ata da reunião de agosto, decidiu elevar as projeções de reajuste nos preços para energia elétrica e gás de botijão, para o acumulado de 2009.

Com relação à energia, a projeção passou de 5%, na reunião de julho, para 5,4%. No primeiro mês do ano, o Copom aguardava um aumento de preços na ordem de 8,1% para 2009, enquanto que, no terceiro mês, a expectativa se reduziu para 7,6%. Já em abril, a previsão diminuiu para 6,3% e em junho a previsão ficou em 4,7%. Porém, em julho, foi registrado um aumento para 5%.

A projeção para o preço do gás passou de 0% para 6,9% de reajuste entre julho e agosto. Já a projeção para a gasolina se manteve em 0% no período analisado, enquanto a dos preços da telefonia fixa se reduziu para 1,1% no mês passado, ante a expectativa de 5% em julho.

Preços administrados

Ainda segundo o Comitê, as projeções de reajuste para o conjunto de preços administrados para o acumulado de 2009 foram mantidas em 4,5% em agosto. Já para 2010, se encontra em 4,3%.

De acordo com o IBGE, esse conjunto de preços representou 29,46% do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de junho.

A projeção considera, entre outros, fatores sazonais, variações cambiais, inflação de preços livres e inflação medida pelo IGP (Índice Geral de Preços).

Fonte: Infomoney e redação do blog

Nenhum comentário: