sexta-feira, 18 de setembro de 2009

ALCOA: LICENÇA DE OPERAÇÃO SOB AMEAÇA

Nem bem começou a funcionar, na segunda feira passada, e a licença de operação da mina de bauxita da Alcoa, em Juruti, já está sob ameaça.

A licença de operação concedida à Alcoa para o projeto de mineração de bauxita em Juruti, oeste do Pará, poderá ser suspensa se a empresa não cumprir a lista de condições estabelecidas pelo governo do Estado.

A garantia foi dada pela governadora Ana Júlia Carepa aos representantes das comunidades da região de Juruti Velho, com quem ela se reuniu após a inauguração oficial do novo empreendimento, na última terça-feira (15).

Na reunião, a governadora leu, ponto por ponto, as condicionantes expressas na licença de operação concedida à Alcoa, relacionadas aos direitos das famílias e beneficiários de Juruti Velho.

Entre as condições estão a indenização por danos e prejuízos causados em todas as fases do empreendimento, renda pela ocupação do terreno e participação nos resultados da lavra.

Para isso, Ana Júlia Carepa destacou que foi essencial a Concessão de Direito Real de Uso, dada pelo Incra à Associação das Comunidades da Região de Juruti Velho (Acorjurve), depois da movimentação política feita pelo governo do Estado.


Fonte: Agência Pará, publicada no blog do Jeso, e redação do blog

Nenhum comentário: