quarta-feira, 23 de setembro de 2009

CHINA VAI PUCAR CRESCIMENTO DO SETOR MINERAL

A China vai liderar as importações mundiais de minério nos próximos anos e será o grande motor do desenvolvimento do setor de mineração, mas a retomada dos investimentos ao patamar do período pré-crise não vai acontecer no curto prazo.

Estas são algumas das principais avaliações feitas por especialistas no 13º Congresso Brasileiro de Mineração, realizado em conjunto com a Exposição Internacional de Mineração (Exposibram) pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Para Paul Gray, analista da Goldman Sachs, a China é exceção no cenário econômico e apresenta expectativa de crescimento anual de 8%. "Estimamos que o país importe até 90% do minério de ferro do mundo nos próximos anos", afirmou, destacando que o país asiático deve ter um crescimento real do PIB no ano que vem de 12%.


A dependência do setor em relação à China deve aumentar, segundo o analista, que alerta que uma grande preocupação é que a China vem demonstrando uma capacidade de investimentos maior do que o consumo e que o crescimento pode não ser sustentável.

Fonte: www.ecoamazonia.com.br

Nenhum comentário: