sexta-feira, 11 de setembro de 2009

ILEGITIMIDADE

Um prefeito eleito com os votos de apenas 19% dos cidadãos eleitores municipais – exatos 3.819 – empossado, mas governando sem a indispensável e democrática legitimidade.

Essa é a situação do prefeito José Botelho dos Santos (PT), de Almeirim, no Oeste do Pará, depois que o Tribunal Regional do Pará (TRE/PA) confirmou a cassação, na quinta-feira passada, do registro da candidatura do ex-prefeito Gandor Hage (PR) e rejeitou petição protelatória do atual prefeito e de seu vice, Ivanildo Sarraf (o blog divulgou em primeira mão).

Com a anulação dos votos de Gandor e Aracy Bentes (ele também teve sua candidatura impugnada), os menos de 4 mil votos de José Botelho ficaram longe dos 50% do total exigidos, o que exige do TRE/PA a convocação de uma nova eleição. Enquanto isso, deve assumir o presidente da Câmara Municipal – no caso, Antônio Jambo Toca (PMDB).

Com a decisão do TRE/PA, na terça-feira passada, a posse de Toca como prefeito e a convocação de eleição suplementar em Almeirim deverão acontecer nos próximos dias.

É o que certamente deseja a enorme maioria dos cidadãos que não votaram no atual prefeito.

Nenhum comentário: