terça-feira, 15 de setembro de 2009

"NA LEI OU NA MARRA NÓS VAMOS GANHAR"

O leitor que assina Diocles de Oriximiná mandou dois comentários sobre a postagem "Juruti: Alcoa inaugura empreendimento no dia 15", datada de 11 de setembro.


Pagar imposto, até o cidadão mais pobre paga. Partilhar o Lucro é que é o dificil. Mas malandragem mesmo é não querer contribuir com os proprietários de fato da superficie, até pouco tempo utilizado para coleta de produtos naturais para subsistência.


Existe recursos naturais na superficie e no subsolo - Os moradores querem o de cima a Mineradora o de baixo.

Se houvesse compreensão de ambas a parte , não se instalaria o CONFLITO que há até o presente momento. Mas meu avó já me dizia: Quem tem, quer mais ter.

Por isso os legitimos donos ou seja a caboclada está com razão, eles tinham tudo, e mais querem continuar tendo.

Só cabendo a Mineradora partilhar. Pois os recursos que quer. Estão embaixo dos deles. Ou contrigui ou não retira nada. Como eles mesmo dizem: Na Lei ou na Marra nós vamos ganhar.


Diocles de Oriximiná

15 de Setembro de 2009 18:46

...............................................

Juruti velho resiste. A Alcoa Avança. Mas, os caboclos só querem a restituição do que lhes foi usurpado.

Os recursos naturais existentes da superficie era coletado diariamente por séculos. Agora a Mineradora vai buscar Recursos Naturais na profundidade de 8 mts ou mais. Precisando para isso retitar os uxizeiros, bacabeiras, castanheiras, breus, copiaba,açaizeiros, andirobeiras, cipós, afungentar os animais, poluir os igarapés, etc e não deixar mais os caboclos viver na santa paz que viviam.

E a Mineradora não quer contribuir.É por isso que o pessoal radicalizou: Na Lei ou na Marra nós vamos Ganhar "Royalt comunitário" por compensação ao que perdemos.

Ou a ALCOA assina o TAC (Termo de Ajuste de Conduta) ou todos nós Amazônidas vamos solidarizar-se com os Jurutienses.

Diocles de Oriximiná.

15 de Setembro de 2009 18:55

Nenhum comentário: