quarta-feira, 16 de setembro de 2009

ALFABETIZAÇÃO VAI USAR SALAS DE UNIVERSIDADES

Governos dos estados, municípios e do Distrito Federal, assim como entidades da sociedade civil, podem vir a utilizar salas de aula e outras instalações de instituições de ensino federais para a realização de cursos de alfabetização de jovens e adultos. De acordo com o texto, a cessão dessas salas e demais instalações será feita sem qualquer custo para as instituições ou para os usuários.

A proposta foi aprovada nesta quarta-feira (16) pela CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania). De autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), cada instituição de ensino deve publicar, no primeiro mês de cada semestre, o número e a localização das salas disponíveis para os cursos de alfabetização. As entidades públicas ou privadas que utilizarem as salas serão responsabilizadas por quaisquer danos causados. Caberá à União, aos estados, ao DF e aos municípios regulamentar a forma e as condições de utilização desses espaços.

Na justificação do projeto, Cristovam afirma que, apesar de inúmeras tentativas públicas e comunitárias, o Brasil ostenta número vergonhoso de analfabetos - em novembro de 2006, quando apresentou a proposição, eram de mais de 15 milhões de jovens e adultos, segundo o senador.


Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário: