quarta-feira, 5 de maio de 2010

NORSK HYDRO VAI PRIORIZAR SUPRIMENTO DE BAUXITA E ALUMINA

Passada a surpresa inicial decorrente do anúncio da venda dos ativos da Vale nas empresas Albras, Alunorte e Companhia de Alumina do Pará (CAP), localizadas em Barcarena, no Pará, para a estatal norueguesa Norsk Hydro começa, as notícias subsequentes não são nada agradáveis ao Estado. As prioridades e estratégias da nova acionista majoritária das empresas vão de encontro ao antigo sonho de empresários, sindicalistas e agentes públicos paraenses de ver instalada no Estado a cadeia produtiva do Alumínio, agregando valor aos produtos primários e gerando mais emprego e renda. A prioridade da Norsk é o suprimento de bauxita e alumina para suas empresas espalhadas pelo mundo. E as notícias ruins são dadas pela própria Norsk Hydro.

Segundo Johnny Undeli, recém nomeado vice-presidente executivo da Área de Negócios para Bauxita e Alumina da Norsk Hydro, "o vetor de todo o arranjo" é garantir matéria-prima (para fábricas da empresa em vários países) "para os próximos cem anos".

Em entrevista ao Valor, acompanhado do presidente da Hydro Brasil, Tor-Ove Horstad, Undeli, que era vice-presidente executivo mundial de Produtos Extrudados da Hydro, disse que está garantida a continuidade da operação de todos os ativos que eram controlados pela Vale, além da conclusão do projeto CAP - um refinaria de alumina (primeiro estágio de processamento da bauxita) apta a fazer 1,86 milhão de toneladas anuais. A previsão é elevar essa fábrica a 7,4 milhões de toneladas. Mas não quis se comprometer com nenhum projeto novo de industrialização do alumínio.

"O principal motivo do negócio foi assegurar alumina e bauxita, mas nós sempre podemos melhorar as operações", enfatizou, em resposta a uma pergunta específica sobre as possibilidades de novos investimentos na produção e transformação de alumínio. Undeli ressaltou que a Hydro possui fábrica de beneficiamento de alumínio em Itu (SP), onde produz tubos para refrigeração, componentes automotivos e outros artefatos de alumínio usando matéria-prima virgem e reciclada. O executivo disse ser cedo para prever o futuro da atuação no Brasil. "O momento é de estudar e conhecer para saber o que será possível melhorar".

Para ler mais, http://portosenavios.com.br/site/noticiario/geral/2777-material-para-aluminio-sera-foco-da-norsk-hydro-no-pais

Nenhum comentário: