quarta-feira, 22 de abril de 2009

STJ MANDA SOLTAR ACUSADO DE MANDAR MATAR IRMÃ DOROTHY

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu, na manhã desta quarta-feira, liminar permitindo que o fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, aguarde a decisão de seu pedido de habeas-corpus em liberdade. Bida é acusado de ser o mandante da morte da irmã americana Dorothy Mae Stang, assassinada a tiros no município de Anapu (PA), em fevereiro de 2005 e teve o julgamento em que foi absolvido anulado. Ele foi preso no início do mês.

A decisão do ministro do STJ Arnaldo Esteves Lima atendeu liminar da defesa, que alegou que não havia motivos para a decretação da prisão do fazendeiro.

“Ele permaneceu um ano em liberdade e em nenhum momento tentou fugir ou houve ameaça às testemunhas, mesmo sabendo que o julgamento podia ser anulado. Nunca teve nenhum ato que prejudicasse o processo”, alegou o advogado Eduardo Imbiriba. Pela decisão, o fazendeiro tem direito de aguardar em liberdade até que o STJ decida sobre o pedido de habeas corpus.

A decisão ainda não foi comunicada ao Tribunal de Justiça do estado, mas a expectativa é que Bida, que está preso desde o dia 8 de abril, no Centro de Recuperação de Altamira, seja liberado ainda nesta quarta-feira.

Fonte: JB Online

Nenhum comentário: