quarta-feira, 8 de abril de 2009

APREENDIDOS TREZENTOS CAMINHÕES DE MADEIRA ILEGAL

A polícia ambiental apreendeu o equivalente a 300 caminhões de madeira no Pará numa grande operação contra madeireiros ilegais, informou o governo, ontem, na mais recente investida para combater a destruição da Floresta Amazônica.

Durante a operação surpresa, em Nova Esperança do Piriá, 190 quilômetros a sudeste de Belém, a polícia fechou 13 madeireiras e serrarias e apreendeu tratores, armas e munição, disse o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, durante uma visita ao local. Os proprietários fugiram.

A operação é a mais recente de uma série de medidas do governo a fim de cumprir uma nova meta de redução da destruição da Floresta Amazônica em 50% durante a próxima década.

"Estamos determinados a reduzir fortemente o desmatamento. Esta operação é uma advertência às madeireiras ilegais", disse Minc à Reuters.

No ano passado, o governo brasileiro abandonou sua oposição às metas contra o desmatamento e agora está sob pressão para mostrar à comunidade internacional e aos críticos de dentro do país que pode cumprir suas promessas - em especial antes da importante cúpula ambiental de Copenhague, marcada para dezembro.


Fonte: Por Raymond Colitt (Agência Reuters)

Nenhum comentário: