terça-feira, 11 de maio de 2010

POTÁVEL NÃO É MINERAL! GATO NÃO É LEBRE!

Confirmado o que muitos desconfiavam: a água vendida no Pará como sendo mineral é, na verdade, potável. E nós todos, vítimas do conto "gato por lebre".

O Ministério Público Federal pediu à Justiça Federal que ordene revisão nos rótulos das águas engarrafadas vendidas no estado do Pará com a classificação de água mineral. O Departamento Nacional de Produção Mineral, responsável por classificar e aprovar os rótulos, é acusado de descumprir o Código das Águas Minerais ao permitir que as indústrias vendam água potável como se fosse mineral.

Pela lei, a água só é mineral quando possui características físico-químicas especiais e consequente ação medicamentosa. E as marcas de água industrializadas do Pará se enquadram na classificação de água potável de mesa, boas para consumo humano, mas sem qualquer diferencial terapêutico.

“O prejudicado, certamente, é o consumidor, que aceita pagar um valor mais elevado por acreditar que estará consumindo um produto mais benéfico à sua saúde, desconhecendo, no entanto, que na maior parte das vezes o produto que adquiriu não traz em si a excepcionalidade imaginada”, diz o procurador da República Bruno Araújo Soares Valente, responsável pelo caso.

Como diz o ditado, "gato por lebre".

Fonte: Redação do blog, com informações da Procuradoria da República no Pará

Nenhum comentário: