terça-feira, 3 de março de 2009

MONTE ALEGRE LIDERA DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA

A região da Serra Azul é uma das regiões mais afetadas com o desmatamento.


Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o município de Monte Alegre apresentou a maior área de desmatamento na Amazônia, entre outubro de 2008 e janeiro de 2009. Segundo o sistema Deter, que mede a degradação florestal na região, foram detectados 39 km² de destruição no município. A área equivale ao Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, segundo o Inpe.
O instituto ressalta que nem todo o desmatamento identificado nesse período pode ter sido realizado durante esses três meses, pois a cobertura de nuvens muitas vezes impede que os satélites detectem áreas degradadas, que são descobertas posteriormente, quando o céu está limpo.
Confira abaixo a lista dos dez municípios amazônicos com maior índice de desmatamento detectado no final de 2008 e início de 2009, de acordo com o Inpe:

MUNICÍPIO

ÁREA

DESMATADA (km²)

Monte Alegre (PA)

39

São Félix do Araguaia (MT)

35

São Félix do Xingu (PA)

34

Uruará (PA)

28

Pacajá (PA)

25

Portel (PA)

25

Nova Ubiratã (MT)

24

Nova Mutum (MT)

24

Grajaú (MA)

23

Itinga do Maranhão (MA)

23

Fonte: Globo Amazônia - AL


A SEMA JÁ SABIA DOS DADOS?


No dia 17 de fevereiro, o titular da Secretário de Meio Ambiente do Pará (Sema), Valmir Ortega, esteve em Monte Alegre para anunciar instalação de unidade do órgão naquele município. A viagem e reunião com dirigentes locais foi decidida às pressas, sem qualquer aviso prévio.

Ele, àquela altura, já sabia dos dados do Inpe? Certamente que sim, mas não falou nada.

Há pelo menos seis anos, a Prefeitura de Monte Alegre denuncia ao Ibama e ao Governo do Estado a ação de madeireiros que atuam clandestina e criminosamente na região da Serra Azul. O processo de implantação de um projeto de assentamento do Incra na região pode ter agravado o quadro de desmatamento.

Nenhum comentário: