segunda-feira, 23 de março de 2009

MANGABEIRA UNGER EM ITAITUBA

O ministro ouviu o pleito dos líderes mineradores e vem a Itaituba para reuniões.

O ministro Mangabeira Unger, da pasta de Assuntos Estratégicos e coordenador do Programa Amazônia Sustentável (PAS), estará em Itaituba, no dia 31 de março, próxima terça-feira. Ele vem a convite da Associação dos Mineradores de Ouro do Tapajós (Amot), do Sindicato dos Mineradores do Oeste do Estado do Pará (Simioesp) e do vice-governador Odair Corrêa.
O convite foi formulado, e de pronto aceito, durante reunião, em Brasília, na semana passada, quando o ministro recebeu Ivo Lubrinna e Sérgio Aquino, presidentes da Amot e do Simioesp, respectivamente. Na companhia do vice, eles pediram apoio do ministro à regulamentação do Estatuto dos Garimpeiros, aprovado há mais de oito meses.
Para sentir mais de perto a situação vivida pelos garimpeiros da região, o ministro vai à vila de Creporizão (antigo garimpo Mundico Coelho), na região garimpeira, e depois se reúne com prefeitos, vereadores e dirigentes da sociedade civil na cidade de Itaituba.
Ele vai falar sobre o Programa Amazônia Sustentável e ouvir reivindicações dos mineradores e prefeitos da região.

AMAZÔNIA SUSTENTÁVEL

O ministro Roberto Mangabeira Unger aponta sete ações como essenciais para dar consistência ao discurso consensual que defende para o desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal.
Para ele, a região não é propriamente alvo da disputa entre ambientalistas e desenvolvimentistas, já que, segundo ele, seria impensável deixar os amazônidas sem acesso a infra-estrutura, levando-os à prática de atividades ilegais.
Por outro lado, também é inconcebível que a Amazônia fique entregue a qualquer tipo de produção. “Reina a idéia do desenvolvimento sustentável e socialmente includente, mas reina ainda no plano das abstrações. Nossa tarefa é traduzir essa abstração consensual em conteúdo”, disse.
O ministro sugere que as propostas se constituam como um projeto do Estado brasileiro, para que não fiquem reféns no futuro da política nacional. Ele afirma ainda não saber quando esses sete pontos serão colocados em prática, mas falou que foram selecionadas microrregiões em cada estado, indicadas pelos respectivos governadores, para que essas iniciativas “alcancem densidade transformadora e sinalizadora”.
Segundo o ministro, a espinha dorsal do Programa Amazônia Sustentável é constituída pelo seguinte conteúdo:
1. Regularização fundiária
2. Política contra o desmatamento
3. Auxílio aos pequenos produtores
4. Reorganização da agricultura e da pecuária
5. Organização da rede industrial
6. Transporte multimodal e
7. Ciência, capacitação e educação

Enquanto o ministro não chega, o momento é de mobilização política para o evento e debate antecipado sobre as propostas a serem apresentadas a ele.

Nenhum comentário: