sexta-feira, 27 de março de 2009

MAMOGRAFIA SERÁ OFERECIDA A MULHERES MONTEALEGRENSES

Mamógrafo vai permitir tratamento preventivo ao câncer de mama.

Depois de mais de um ano que foi comprado, finalmente vai começar a funcionar o mamógrafo do Hospital Municipal de Monte Alegre.
Adquirido com recursos de emenda parlamentar da deputada Josefina Carmo (PMDB) ao orçamento do governo do Estado, o equipamento foi comprado pelo governo anterior, mas nunca funcionou. Sem uso, sofreu pane e precisou ser recuperado pela atual gestão, que também providenciou a capacitação técnica de um servidor para operá-lo. O município também já contratou o médico que vai ler os exames e fazer o diagnóstico. Falta apenas chegar o material a ser usado nos exames, o que deve acontecer nos próximos quinze dias, segundo previsão da secretária de Saúde Eliene Oliveira.
O mamógrafo é essencial no diagnóstico precoce de câncer de mama, uma das doenças graves que mais matam mulheres no mundo. Com o aparelho, o HMMA vai poder atender às demandas locais. O Ministério da Saúde aconselha que toda mulher a fazer um exame a cada ano.
Um equipamento semelhante foi comprado pela prefeitura de Itaituba, também com recursos de emenda parlamentar de Josefina Carmo.

Nenhum comentário: