sábado, 27 de março de 2010

IBAMA APREENDE MAIS DE 27 TONELADAS DE FERRO GUSA EM MARABÁ

Em ação da operação Corcel Negro, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu 27,7 toneladas de ferro gusa fabricado com carvão ilegal por uma siderurgia localizada em Marabá, no sudeste do Estado. A siderúrgica, considerada a maior do setor no ranking paraense, também teve acesso ao Sisflora bloqueado e foi multada em R$ 38 mil. Até a suspensão da sanção pelo Ibama, a indústria está impedida de adquirir produtos florestais.

A empresa foi flagrada, na quarta-feira passada, inserindo dados falsos no Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora), ao confirmar a chegada na empresa de dois caminhões carregados com 170 metros de carvão e receber o crédito correspondente.

Os veículos e o carvão, no entanto, estavam apreendidos pelo Ibama. Dias antes, eles foram retidos por falta de licença para o transporte de carga perigosa e por estar em desacordo com a autorização para transporte florestal, e nunca poderiam ter descarregado na siderúrgica.

“O carvão que entrou na empresa era irregular. Ela recebeu um produto fabricado com a destruição da floresta amazônica como se fosse o legalizado. Se os caminhões com as cargas legais não entraram no pátio, então, ela fraudou o sistema de controle estadual”, explica o coordenador da Corcel Negro, Paulo Maués.

Para ler mais, www.diariodopara.com.br

Nenhum comentário: