segunda-feira, 22 de março de 2010

BELO MONTE: CONSÓRCIOS DEVERÃO SER DEFINIDOS NESTA SEMANA

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse, hoje, que espera que até o final desta semana já haja definição em torno da composição acionária para a formação dos consórcios que irão participar do leilão da Usina de Belo Monte, marcado para o próximo mês.

Lobão disse que entre as empresas que formarão os dois consórcios estão a Odebrecht, a Camargo Corrêa e possivelmente a CPFL, de um lado, e a Andrade Gutierrez, a Neoenergia, e a Brasken, de outro.

O ministro confirmou a participação da Eletrobrás no negócio por meio de suas subsidiarias Eletronorte, Chesf, Eletrosul e Furnas. “A nossa vontade era só entrar na composição acionária após a licitação. Mas, por uma questão de garantia, as empresas querem que nós entremos no processo antes do leilão”.

Ele disse que a estatal trabalha com a hipótese de que apenas dois consórcios entrarão na disputa e que a empresa vai colocar duas de suas subsidiarias em cada um dos consórcios, podendo participar com 40% a 49% de da composição societária do empreendimento.

O presidente da Eletrobrás, José Antônio Muniz Lopes, informou que a Eletrobrás pretende efetuar uma operação de captação de recursos no mercado de US$ de 2 bilhões para reduzir a exposição da companhia ao risco cambial.

Fonte: www.agenciabrasil.gov.br

Nenhum comentário: