quarta-feira, 24 de março de 2010

ESTUDANTES QUEREM PARTE DOS ROYALTIES DO PRÉ-SAL PARA A EDUCAÇÃO

Estudantes em manifestação, hoje, em Brasília, exigiram que 50% dos royalties do pré-sal sejam destinados à educação.

Mais do que justas as manifestações de estudantes, hoje, em Brasília, reivindicando que 50% dos royalties do pré-sal sejam destinados a investimentos na educação pública.

Com se sabe, apenas um terço das metas do atual Plano Nacional de Educação foram cumpridas pelo governo Lula. Entre elas, destaque-se: apenas13% dos estudantes brasileiros estão matriculados nas universidades, quando a meta era de 30%; 50% das crianças de 0 a 3 nos deveriam estar matriculadas em creches, mas, hoje, esse percentual não passa de 18%, e o analfabetismo insiste em se manter em torno de 10%, quando a meta é erradicá-lo até 2010 - e está claro que também esta meta não será atingida. Hoje, apenas 6% do Produto Interno Bruto (PIB) são destinados à educação.

Segundo Dermeval Saviani, professor emérito da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e especialista em política educacional e história da educação brasileira, é categórico: o plano foi “solenemente ignorado” pelo atual governo. Parte dos recursos do pré-sal poderia oxigenar os investimentos necessários ao cumprimento das metas do novo Plano Nacional de Educação, a ser votado pelo Congresso Nacional, este ano.

Na manhã de hoje, no momento em que os reis da Suécia, Carlos Gustavo XVI e Silvia Renate, eram recebidos pelos presidentes do Senado e da Câmara, respectivamente, José Sarney e Michel Temer, vários estudantes fizeram uma manifestação em frente ao Congresso Nacional. Alguns dos estudantes se jogaram no espelho d'água em frente ao prédio.

Fonte: Agência Brasil e redação do blog

Nenhum comentário: