sexta-feira, 14 de setembro de 2012

BORRACHA: GOVERNO E EMPRESÁRIOS DISCUTEM RETOMADA DA PRODUÇÃO

O plantio consorciado da seringueira com outras culturas é uma das alternativas em discussão

A busca de subsídios para o Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Borracha Natural no Pará foi o objetivo do workshop sobre Heveicultura (plantio de seringueira), realizado, ontem, na Federação da Agricultura do Pará (Faepa). Promovido pela Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri) e Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), o evento foi uma demanda do grupo de trabalho que elabora o programa da borracha no Estado.

Considerando-se o longo período de até nove anos necessários para que a cultura comece a produzir, a ideia é adotar o sistema agroflorestal, cultivando a seringueira junto com o cacaueiro, que exige sombreamento, e culturas anuais como grãos e frutas, numa mesma área. Essa alternativa garante renda mais imediata ao produtor e permite incluir agricultores familiares no processo de produção.

Para falar sobre esse sistema de cultivo, os pesquisadores da Ceplac Adonias Castro e Raimundo Bonadie vieram da Bahia, onde a experiência está sendo implantada.

“O governo precisa adotar uma política de desenvolvimento que transforme as vantagens comparativas em competitivas, de forma que os produtos possam ser comercializados sob qualquer perspectiva de mercado, remunerando adequadamente o produtor rural”, disse Castro.

Para ler mais, http://www.diarioonline.com.br/noticia-219170-para-e-alternativa-para-a-producao-de-borracha.html   

Nenhum comentário: