terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

USO DE SACOLAS PLÁSTICAS TEM PRAZO VENCENDO EM 2012

Elas estão sempre lá, ao final de cada compra em caixas de supermercados, farmácias, padarias e lojas. Criadas a partir da invenção do plástico, em 1862, as sacolas plásticas deixaram de ser um bem de utilidade indispensável, para, atualmente, ter seu uso questionado em cerca de 13 capitais brasileiras que já aprovaram leis que restringem sua utilização em comércios. Em Belém, o uso de sacolas plásticas ainda é comum, porém, duas leis já preveem sua substituição por sacolas alternativas.

Sancionada pela Prefeitura Municipal de Belém (PMB) em agosto de 2011, a Lei de nº 8.862/2011 institui a disponibilização de sacolas ecológicas em substituição das sacolas plásticas convencionais com o prazo de doze meses para entrar em vigor a partir de sua publicação. A nova lei foi criada a partir de projeto apresentado pela vereadora Vanessa Vasconcelos e aprovado pela Câmara Municipal de Belém.

No âmbito Estadual, uma lei determina a substituição de sacolas plásticas derivadas do petróleo pelas bio-oxidegradáveis que levam menos tempo para se dissolver em minúsculas partículas. De acordo com a lei estadual, o prazo para a adequação de comércios paraenses é gradativa, devendo ser completa em cinco anos após sua publicação em 2011.

Para ler mais, http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-150612-SERA+O+FIM+DAS+VELHAS+SACOLAS+PLASTICAS.html  

Nenhum comentário: