sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

IBAMA APROVOU CONCESSÕES PARA EXPLORAÇÃO DE FLONA NO OESTE

As concessões permitirão o aproveitamento de 1,2 milhão de m³ de madeira

O Ibama aprovou, no final do ano passado, os planos de manejo florestal sustentáveis da Ebata Produtos Florestais e da Golf Indústria e Comércio de Madeira para a exploração madeireira na Floresta Nacional (Flona) Saracá-Taquera, uma unidade de conservação de uso sustentável com 429 mil hectares nos municípios de Oriximiná, Faro e Terra Santa, no noroeste do Pará.

As empresas paraenses venceram a licitação para a concessão florestal de duas unidades de manejo na Flona, uma de 30 mil e outra com 19 mil hectares, realizada pelo Serviço Florestal Brasileiro, em 2009. Juntas, quando as concessões estiverem em pleno funcionamento, elas vão produzir 40 mil m3 de madeira legal e sustentável por ano (cerca de 1,6 mil caminhões cheios) – mais de 1,2 milhão de m3 ao longo de um ciclo completo de extração de 30 anos.

Com a liberação do Ibama, os empreendedores estão autorizados a executar atividades pré-exploratórias, como montagem de acampamento, corte de cipós, inventário de todas as árvores de interesse na primeira área de exploração e aberturas de estradas no interior da floresta nacional. Já a extração sustentável da madeira está prevista para começar no segundo semestre de 2012, tão logo as empresas concluam e apresentem seus planos operacionais anuais.

Para ler mais, http://www.diarioonline.com.br/noticia-186267-ibama-autoriza-primeiros-manejos-em-floresta.html 

Nenhum comentário: