quinta-feira, 8 de outubro de 2009

PARÁ PODERÁ PERDER CENTRO MUNDIAL DE BIODIVERSIDADE

O Estado do Pará foi preterido recentemente para ser a sede amazônica da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. A cidade da região escolhida foi Manaus, capital do Amazonas. Agora o Pará está prestes a perder mais uma para o estado vizinho. Trata-se do Centro Franco-Brasileiro da Biodiversidade Amazônica, uma espécie de Laboratório Mundial da Biodiversidade, previsto em um acordo bilateral firmado entre Brasil e França.

A informação de que o Pará pode mais uma vez pode ficar fora é do senador Flexa Ribeiro (PSDB/Pa). Segundo Flexa, a construção do laboratório é uma das contrapartidas do governo Francês à compra de armamentos pelo Brasil. A informação foi dada pelo senador paraense durante audiência em Santarém, no Oeste do Estado. Flexa defendeu que o laboratório seja construído na cidade paraense.

O acordo bilateral prevê a criação do Centro Franco-Brasileiro da Biodiversidade Amazônica, que será constituído por núcleos de pesquisa dos dois países. Em visita ao Brasil recentemente, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, afirmou que o centro funcionará como uma espécie de laboratório mundial da biodiversidade.

Segundo o senador Flexa Ribeiro, o laboratório será de extrema importância para o conhecimento sobre a Amazônia, defendendo que o Estado do Pará possa receber o investimento. Mas ele diz que lideranças do Amazonas já estão se articulando para que o centro seja instalado naquele Estado. "O Pará não pode perder mais esta", disse o senador.

Fonte: www.ecoamazonia.com.br

Nenhum comentário: