segunda-feira, 26 de outubro de 2009

CDP COMEMORA CEM ANOS, AMANHÃ

O porto de Belé, iniciado em 1907 e inaugurado dois anos depois, vai comemorar cem anos (Foto: site CDP).


A Companhia Docas do Pará (CDP) vai comemorar, amanhã, junto a seus empregados, colaboradores e demais convidados, o centenário do Porto de Belém. A cerimônia acontece no teatro Maria Sylvia Nunes, da Estação das Docas, a partir das 18 horas. Antes, será feito o descerramento de duas placas inaugurais – a original, de cem anos atrás e a comemorativa do centenário – em frente à escadinha do cais do porto.

Estão confirmadas as presenças dos presidentes das companhias docas de todo o país e está prevista a do ministro da SEP, Pedro Brito. Na cerimônia, dentro da programação, haverá o lançamento de um livro comemorativo dos cem anos e o presidente da Companhia, Clythio van Buggenhout, fará uma apresentação sobre a história do porto da capital e seus projetos de modernização.

As obras de construção do Porto de Belém tiveram início em 1907 e a inauguração da primeira parte do novo cais aconteceu no dia 02 de outubro de 1909, em uma extensão de 120 metros e um armazém. O restante foi concluído nos anos seguintes, com 12 armazéns de primeira linha e três de segunda, em um total de quase 2 mil metros de cais acostável. O engenheiro americano Percival Farquhar foi o vencedor da concorrência pública para a concessão das obras de melhoramento do antigo cais de Belém e também o fundador da Port of Pará, empresa que deu origem à Companhia Docas do Pará.


Fonte: Ascom CDP

Nenhum comentário: