sexta-feira, 30 de outubro de 2009

LEILÃO DO AHE BELO MONTE SERÁ NO DIA 21 DE DEZEMBRO

Mesmo com as indefinições causadas pela falta da licença ambiental e das contestações do Ministério Público Federal (MPF) quanto às audiências públicas realizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o governo marcou para o dia 21 de dezembro a data para a realização do leilão da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA). A previsão consta de portaria publicada hoje no Diário Oficial da União com as diretrizes para a realização da licitação.

Ao fixar essa data, o Ministério de Minas e Energia admite um novo atraso em suas expectativas, já que, do mais recente balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), constava que o leilão ocorreria até o dia 15 de dezembro. Para poder fazer o leilão, porém, o governo ainda precisa da autorização do Tribunal de Contas da União (TCU) e da licença ambiental prévia a ser concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), que ficou de liberá-la ainda durante esta semana.


A Agência Nacional das Águas (ANA) e a Fundação Nacional do ìndio (Funai) já emitiram pareceres favoráveis ao projeto de construção da usina. Ela vai consumir R$ 9 bilhões na sua construção e gerar 11,2 megawatts de potência.

Fonte: Agência Estado e redação do blog

Um comentário:

Anônimo disse...

Espero que realmente seja liberada toda a parte burocratica e aconteça logo o leilão e com isso possa gerar empregos na região e energia para que no futuro não seja preciso o minerio dos projetos "daqui" seja beneficiado "do lado de lá".

Abraços,

Alex Barral