quinta-feira, 8 de outubro de 2009

CPI DA PEDOFILIA ENCERRA TRABALHOS

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembléia Legislativa que apura crimes de abusos sexuais contra crianças e adolescentes encerrou, nesta sexta-feira, a primeira etapa dos seus trabalhos. O ato de encerramento aconteceu durante audiência pública realizada na cidade de Marabá, Sudeste do Pará. A partir de agora, os membros da CPI criar, dentro da Comissão de Direitos Humanos, da Alepa, de uma subcomissão para tratar exclusivamente de casos de exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Fazendo balanço dos cerca de dez meses de atuação da CPI, o relator da Comissão, deputado estadual Arnaldo Jordy (PPS), considerou que o trabalho foi positivo, porque despertou na sociedade o desejo de denunciar esse tipo de crime. Ele mostrou que, em cinco anos, dos cinco mil casos denunciados, menos de 100 pessoas foram sentenciadas, contra 57 sentenças somente em 2009.


"Isso mostra que a sociedade está denunciando mais e a justiça também sentenciando mais", disse, revelando também que, em oito meses de CPI, o número de pessoas presas por esse tipo de crime já superou o resultado alcançado em três anos. "A sociedade se apropriou do debate e está tirando esse fantasma do armário", ressaltou.

Jordy agora se concentrará na elaboração do relatório final da CPI, que será entregue no dia 09 de dezembro. PSegundo ele, todos os dados coletados serão revistos e analisados, com possibilidade, inclusive de retorno aos municípios para mais investigações. Seminários serão realizados com o apoio de vários segmentos da sociedade para a elaboração das propostas que constarão no documento final.

Nenhum comentário: