segunda-feira, 19 de outubro de 2009

EXPECTATIVA DE VIDA PODERÁ ALTERAR CÁLCULO DO FATOR PREVIDENCIÁRIO

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal se reúne, na próxima quarta feira, às 11h, para deliberar, entre outras matérias, sobre projeto que estabelece a regionalização da expectativa de sobrevida na equação do fator previdenciário, mecanismo utilizado no cálculo das aposentadorias balanceando a idade, o tempo de contribuição e a esperada sobrevida do segurado a partir da aposentadoria.

De autoria do ex-senador José Jorge, hoje ministro do Tribunal de Contas da União, o projeto (PLS 304/04) tem parecer favorável de Gim Argello (PTB-DF). Com a regionalização da expectativa de vida, haverá diferenciação do fator previdenciário e, em consequência, do valor das aposentadorias entre as regiões. Para o autor, essa é uma 'questão de justiça' já que a esperança de vida varia bastante de região para região, devido às grandes disparidades na qualidade de vida.

Sem isso, ele diz que as populações do Norte e Nordeste, sobretudo os dessa última região, continuarão prejudicadas, pois nelas a expectativa de vida é muito menor. Os dados do IBGE confirmam as disparidades mencionadas pelo autor da proposição. Em 2007, a expectativa de vida do brasileiro ao nascer era de 72,7 anos, mas há acentuadas diferenças regionais.


Fonte: Agência Senado

Um comentário:

orestes disse...

PALHAÇADA,
OS APOSENTADOS ESPERANÇOSOS COM O FIM DESSE MALDITO FATOR, AÍ VEM ESTA NOTÍCIA DE REGIONALIZAR A EXPECTATIVA DE VIDA.
SÓ POR DEUS MESMO, ISSO AQUI JÁ TÁ PIOR QUE O HOLOCAUSTO.
JÁ ESTOU ACHANDO HITLER BONZINHO.
ORESTES.