terça-feira, 27 de abril de 2010

UFPA ADOTA ENEM COMO UMA DAS FASES DO VESTIBULAR

Atenção, futuros vestibulandos da Universidade Federal do Pará (UFPa)!

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFPa decidiu, na manhã desta terça-feira, utilizar parcialmente o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como uma etapa do processo seletivo da Instituição, já a partir do próximo vestibular. Contudo, a Federal não adotará o Sistema de Seleção Unificado do Ministério da Educação (SiSU), apenas o Enem.

Durante o debate, os principais argumentos contra a adoção do Enem se referiram à ameaça da autonomia institucional sobre o processo de ingresso na UFPa, à falta de conhecimentos regionais na avaliação e às limitações do SiSU como sistema de distribuição das vagas.

Entre os argumentos a favor estavam a qualidade do exame, sua proposição como instrumento avaliativo nacional do Ensino Médio, os indicadores positivos das Instituições de Ensino Superior (IEs) que já o adotaram e a concepção de que as limitações do Enem podem ser contornadas com a adoção parcial da proposta.

De acordo com o reitor da UFPa, Carlos Maneschy, das 59 universidades federais brasileiras, 43 já adotaram o Enem total ou parcialmente em seus processos de seleção. Das doze que ainda não haviam se decidido, duas recentemente anunciaram sua adesão a partir de 2010 e quatro universidades são instituições recém-criadas que já sinalizaram que adotarão ao Exame.


Fonte: www.diariodopara.com.br

Nenhum comentário: