terça-feira, 20 de abril de 2010

BELO MONTE: COM TRÊS LIMINARES CASSADAS, MPF AINDA VAI TENTAR ANULAR LEILÃO

Depois de três liminares da Justiça Federal em Altamira (PA) terem sido derrubadas pelo Tribunal Regional Federal (TRF1) da 1ª Região, o Ministério Público Federal (MPF) anunciou que vai apurar se o leilão da Usina Hidrelétrica de Belo Monte desobedeceu à ordem judicial, caso a decisão tenha sido comunicada antes do início do leilão.

De acordo com a nota, a liminar foi concedida por volta das 12h de hoje, em ação civil pública movida pelas organizações Amigos da Terra – Amazônia Brasileira e Associação de Defesa Etnoambiental - Kanindé. Mesmo assim, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizou o leilão, o que pode se configurar como desobediência à ordem judicial de não dar início ao processo

Segundo a nota, os procuradores da República que acompanham o caso consideram que a realização do leilão hoje, pela Aneel, pode configurar desobediência a uma decisão judicial. E, se a Advocacia-Geral da União ou a Aneel tiverem sido de fato notificadas antes ou mesmo durante a licitação, deveriam ter paralisado imediatamente a disputa. Com isso, pretende pedir informações oficiais sobre a questão às entidades. Caso constate o descumprimento da ordem judicial, pleiteará, judicialmente, a declaração de nulidade do leilão.


Fonte; Agência Brasil

Nenhum comentário: