sexta-feira, 23 de abril de 2010

PALAVRAS DE FÚRIA E INDIGNAÇÃO

O blog errou, em postagem anterior, hoje, ao analisar que Ciro Gomes reagiria com certa resignação à notícia de que seu partido, o PSB, declararia apoio, na próxima semana, a Dilma Roussef (PT), despojando-o do sonho de ser candidato à Presidência da República.

Hoje, em entrevista a um portal de notícia, em São Paulo, Ciro botou a boca no trombone e mandou ver. Entre outras cifras pesadas, afirmou sobre Lula:

"Ele (Lula) está se sentindo o todo-poderoso e acha que vai batizar Dilma presidente da República. Pior: ninguém chega para ele e diz 'Presidente, tenha calma'. No primeiro mandato eu cumpria esse papel de conselheiro, a Dilma, que é uma pessoa valorosa, fazia isso, o Márcio Thomaz Bastos fazia isso. Agora ninguém faz", disse Ciro na entrevista.

Ciro, antes de mandar esse chumbo grosso, entre outros, deve ter lido o artigo de J.R Guzzo, publicado na edição da revista Veja da semana passada, com o título "Um modo extremo".

Veja parte do texto de Guzzo:

O" brasileiro comum, do tipo que não pode nomear parentes nem agregados para "cargos em comissão" no serviço público, raramente tem a oportunidade de ser bajulado. Em compensação, passa a vida pagando pelos estragos causados pela bajulação praticada em escala maciça, e todos os dias, nas esferas mais altas do governo – a começar pela esfera mais alta de todas. Não existe uma única alma, ali, capaz de admitir que possa haver algum erro, mesmo de pequeno porte, em qualquer coisa que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva diga, faça ou pense. O resultado é que Lula não corrige nenhum dos erros que comete, pois acabou convencido de que não erra nunca; além disso, é estimulado o tempo todo a continuar errando. A conta, como de costume, é paga pelo público em geral. Como poderia ser diferente, quando as pessoas com quem Lula fala e convive diariamente estão dispostas a tudo para deixar claro, claríssimo, que ele tem sempre razão, seja lá no que for?

O presidente, por sua própria iniciativa, já se acha a obra mais bem-acabada que a história do Brasil conseguiu produzir até hoje. Fica ainda mais convencido disso, naturalmente, quando é chamado por seus ministros e principais mandarins de "Nosso Mestre", "Nosso Guia" ou "Nossa Luz", e passa o dia inteiro cercado de gente cuja grande preocupação na vida é dar um jeito de dizer só o que ele quer ouvir. Ou então não dizer, de jeito nenhum, o que ele não quer ouvir. Talvez ninguém tenha resumido melhor essa questão do que a ex-ministra Dilma Rousseff, pré-candidata oficial nas próximas eleições presidenciais. Questionada recentemente sobre o que achava da situação dos presos políticos em Cuba, que Lula havia acabado de comparar com "bandidos" de São Paulo, Dilma mostrou que só pensa naquilo – como concordar com o chefe. "Vocês não vão tirar de mim nenhuma crítica ao presidente Lula", respondeu aos jornalistas. "Nem que a vaca tussa." A candidata, em suma, não disse nada sobre a liberdade em Cuba. Ao mesmo tempo, disse tudo sobre o padrão de conduta hoje em vigor no governo."

Guzzo, Ciro e todos nós, brasileiros capazes de externar nossa indignação, estamos certos, temos razão!

Para ler todo o texto de Guzzo, http://veja.abril.com.br/140410/modo-extremo-p-150.shtml

Nenhum comentário: