quarta-feira, 28 de abril de 2010

REITOR EXPLICA COMO SERÁ VESTIBULAR DA UFPA

Reitor Carlos Maneschy: vestibular da UEPA terá Enem como primeira etapa

Em entrevista coletiva à imprensa, na manhã de hoje, o reitor da Universidade Federal do Pará (UFpa), Carlos Maneschy, explicou as novidades no Processo Seletivo 2011 da academia. Ontem, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) decidiu adotar o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) como uma das fases da seleção para ingresso na Instituição, notícia esta divulgada no blog.

O reitor explicou que o Enem é um importante instrumento de avaliação do ensino médio e para o ingresso no ensino superior no país. “Participaremos do Enem como uma experiência, mas também realizaremos uma segunda fase elaborada pela UFPa. As duas provas terão o mesmo peso na nota final dos candidatos que entrarem na UFPa em 2011”, resumiu Carlos Maneschy.


Segundo ele, a 1ª fase do vestibular da UFPa, que consistirá na prova do Enem, deverá acontecer no mês de novembro e a 2ª fase, em dezembro, antes dos feriados de fim de ano. O listão de aprovados deverá ser divulgado nos primeiros meses do ano que vem.

Dessa forma, os conteúdos abordados em ambas as fases são os definidos pelas matrizes curriculares do Enem, englobando os eixos temáticos. A prova elaborada pela UFPa deverá conter, também, abordagens regionais. As diferenças entre o conteúdo programático do Exame Nacional e o da UFPa se concentram, principalmente, nas provas de Literatura e suas respectivas leituras obrigatórias e nas provas de línguas estrangeiras. O Enem não possui leituras obrigatórias ou prova de Literatura, mas estes temas estarão na 2ª fase do vestibular que será realizada pela UFPa. Neste caso, o conteúdo programático é o mesmo do ano passado.


Para ler mais, www.diariodopara.com.br

Nenhum comentário: