segunda-feira, 6 de julho de 2009

LICITAÇÃO DE BELO MONTE EM OUTUBRO. SERÁ?

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que o leilão para a construção da Usina de Belo Monte, no Rio Xingu (PA) será realizado ainda neste ano, apesar de a Justiça do Pará ter suspendido, no início de junho, a aceitação dos estudos de impacto ambiental da obra. Lobão disse esperar rapidez nas decisões judiciais sobre o assunto.


"A Justiça, nesse ponto, tem ajudado muito. Ela decide com rapidez essas questões, e é necessário que seja assim. Essas hidrelétricas não podem ficar paralisadas por queixas de organizações não governamentais ou do Ministério Público. É preciso que haja uma decisão judicial com rapidez. O governo, por sua parte, tem cumprido sempre as decisões judiciais", disse o ministro, após reunião na Casa Civil em que se discutiu o modelo de licitação a ser adotado na usina.


Lobão lembrou que, no caso de outras usinas, também houve enfrentamentos na Justiça. "Foi oque aconteceu com Estreito, assim tem sido com Jirau, Santo Antônio e será com Belo Monte, lamentavelmente." Ele disse que o Brasil tem o modelo energético mais limpo de mundo e que não se pode comprometer esse modelo em razão de "má vontade de segmentos da sociedade".


Fonte: www.ecoamazônia.com.br

Nenhum comentário: