terça-feira, 21 de julho de 2009

LEILÃO DO AHE BELO MONTE ESTÁ ADIADO

MPF conseguiu, mais uma vez, atrasar o projeto AHE de Belo Monte.

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, informou um novo prazo para que ocorra o leilão da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu. Segundo informações da Agência Estado, o leilão que estava previsto para setembro só deve ocorrer no final de outubro.

Uma liminar obtida pelo Ministério Público Federal do Pará impede o andamento do processo de licenciamento ambiental da usina que está paralisado há quase 50 dias. A previsão inicial era licitar a hidrelétrica em setembro.

Com a liminar, que foi aceita pela Justiça Federal de Altamira, está suspenso a contagem do prazo de publicidade do Estudo e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) da usina, com vistas à realização das audiências públicas. A liminar foi proposta pelo procurador da República de Altamira, Rodrigo Timóteo, e mesmo que fosse derrubada, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) não conseguiria realizar as audiências públicas para o leilão já que seriam necessários prazo de publicidade dos estudos de 45 dias.

Fonte: www.ecoamazonia.com.br

Nenhum comentário: