Mais da metade dos municípios brasileiros ainda possuem lixões que devem ser fechados até 2014 e substituídos por aterros sanitários. Belém não cumprirá essa meta
Na tentativa de ajudar as prefeituras a avançarem na questão, a Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo, junto com Abrelpe e Iswa, lançou o Manual de Boas Práticas no Planejamento para a Gestão de Resíduos Sólidos. (http://www.abrelpe.org.br/manual_apresentacao.cfm)
O Brasil anda enfrentando dificuldades para cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sancionada em 2010. Mais da metade dos municípios do país ainda possuem lixões que, segundo estabelece o plano, devem ser fechados até 2014 e substituídos por aterros sanitários.
O cumprimento da exigência parece cada vez mais longe de ser alcançado e, possivelmente, terá o mesmo fim de outra imposição da Política: a apresentação de planos de gestão de resíduos sólidos.
Como menos de cem municípios cumpriram a determinação, a punição: eles perderam o direito de pleitear recursos federais para a implantação de seus respectivos planos de gestão de lixo.
Para ler mais, http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/sp-manual-cidades-planejamento-gestao-lixo-pnrs-735046.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário