Guardados em pelo menos nove órgãos federais, em Brasília, esses documentos não são conhecidos até aqui por pesquisadores
A ação será coordenada pelo Ministério da Justiça, ao qual o Arquivo está subordinado. A pasta vai determinar aos outros ministérios que enviem todos os acervos. Eles serão catalogados e abertos à consulta. Não foi informado se há a intenção de digitalizar os papéis.
A reportagem de domingo mostrou que esse material inclui avisos, memorandos, ofícios, exposições de motivos e telegramas produzidos pelas mais altas autoridades do regime militar, incluindo os então ministros das três Forças Armadas, da Fazenda e da Justiça.
Guardados em pelo menos nove órgãos federais em Brasília, esses documentos não eram conhecidos até aqui por pesquisadores, a despeito da Lei de Acesso à Informação, que obriga que eles sejam tornados públicos.
O estudo dos papéis vai elucidar diversos pontos obscuros do funcionamento do regime e de seu aparato repressor - que prendeu, torturou e matou opositores.
Para ler mais, http://www1.folha.uol.com.br/poder/1240567-governo-manda-liberar-arquivos-da-ditadura-retidos-em-ministerios.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário