quarta-feira, 27 de março de 2013

LÍDER INDÍGENA ENCOTRADO MORTO, EM SANTARÉM

O cacique foi um líder indígena que lutava pela união da comunidade, pela preservação de suas tradições e da floresta em que vivia. Foi lutador incansável pela criação da Terra Indígena Maró

O cacique Manoel Crisomar dos Santos Costa, 60 anos (foto), da Aldeia São José 3 na região da Gleba Nova Olinda, no rio Maró, município de Santarém/ PA, foi encontrado morto ontem, 26, num igarapé perto de sua aldeia.

Ele estava desaparecido desde o último sábado, 23, quando, segundo familiares, saiu para visitar parentes que moravam no outro lado do rio da comunidade. Com a demora em sua volta, seus parentes iniciaram as buscas para encontrá-lo. Após horas percorrendo a região, a canoa que ele usava habitualmente foi avistada e um pouco mais à frente estava o corpo do cacique.

Popularmente conhecido como Tracajá, Manoel Crisomar foi uma liderança forte que lutava pela união da comunidade, pela preservação de suas tradições e da floresta em que vivia. Foi lutador incansável pela criação da Terra Indígena Maró, que já passou pelo processo de identificação (reconhecimento da etnia Arapium) e delimitação da área a ser demarcada, na região conhecida como Gleba Nova Olinda.

Para ler mais,  http://redemocoronga.org.br/2013/03/26/cacique-crisomar-da-terra-indigena-maro-e-encontrado-morto/  

Nenhum comentário: