Depois de trabalhar em grandes publicações brasileiras, LFP dedica-se, desde 1988, ao Jornal Pessoal, newsletter
quinzenal que escreve sozinho
No jornalismo, recebeu quatro prêmios "Esso" e dois "Fenaj" (Federação Nacional dos Jornalistas). Por seu trabalho em defesa da verdade e contra as injustiças sociais, recebeu em Roma, em 1997, o prêmio Colombe d’oro per La Pace, e, em 2005, o prêmio anual do Comittee for Jornalists Protection (CPJ), de Nova York.
Tem 21 livros individuais publicados, todos sobre a Amazônia, os últimos dos quais "Amazônia Decifrada" e "A Questão Amazônica". É co-autor de numerosas outras publicações coletivas, dedicadas à Amazônia e ao jornalismo.
Lúcio Flávio é sociólogo, formado pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1973). Foi professor visitante (1983/84) do Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade da Flórida em Gainesville, EUA. Foi professor visitante no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos e no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Pará.
Lúcio Flávio Pinto será ouvido pela Comissão da Memória e Verdade do Sindicato dos Jornalistas no Pará (Sinjor-PA), na próxima quinta-feira, dia 21, durante audiência pública, no Auditório João Batista, na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), a partir das 15h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário