segunda-feira, 18 de março de 2013

COMISSÃO DA VERDADE: LÚCIO FLÁVIO PINTO SERÁ OUVIDO NA QUINTA-FEIRA

Depois de trabalhar em grandes publicações brasileiras, LFP dedica-se, desde 1988, ao Jornal Pessoal, newsletter quinzenal que escreve sozinho
 
Jornalista profissional desde 1966, Lúcio Flávio Pinto percorreu as redações de algumas das principais publicações da imprensa brasileira. Durante 18 anos foi repórter em "O Estado de S. Paulo". Em 1988 deixou a grande imprensa, passando a dedicar-se ao "Jornal Pessoal", newsletter quinzenal que escreve sozinho desde 1987, baseada em Belém.

No jornalismo, recebeu quatro prêmios "Esso" e dois "Fenaj" (Federação Nacional dos Jornalistas). Por seu trabalho em defesa da verdade e contra as injustiças sociais, recebeu em Roma, em 1997, o prêmio Colombe d’oro per La Pace, e, em 2005, o prêmio anual do Comittee for Jornalists Protection (CPJ), de Nova York.

Tem 21 livros individuais publicados, todos sobre a Amazônia, os últimos dos quais "Amazônia Decifrada" e "A Questão Amazônica". É co-autor de numerosas outras publicações coletivas, dedicadas à Amazônia e ao jornalismo.

Lúcio Flávio é sociólogo, formado pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1973). Foi professor visitante (1983/84) do Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade da Flórida em Gainesville, EUA. Foi professor visitante no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos e no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Pará.

Lúcio Flávio Pinto será ouvido pela Comissão da Memória e Verdade do Sindicato dos Jornalistas no Pará (Sinjor-PA), na próxima quinta-feira, dia 21, durante audiência pública, no Auditório João Batista, na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), a partir das 15h.

Nenhum comentário: