terça-feira, 10 de abril de 2012

PARÁ: RIOS SOBEM E DEIXAM 17 MUNICÍPIOS EM ESTADO DE ALERTA

Em muitas cidades paraenses, a água já invade vias públicas, residências e ameaçam centenas de famílias, como em Monte Alegre, na região Oeste

Dados da Defesa Civil mostram que 635 famílias já foram afetadas pelas enchentes no Pará, em 2012, e 17 municípios estão em estado de alerta. 

As informações foram apresentadas, na manhã de hoje, em reunião entre o governador Simão Jatene e o ministro da Integração em exercício, Alexandre Navarro. Também esteve na reunião o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto de Azevedo Viana Filho.

Apesar de os dados serem negativos, o ministro acredita que o Pará está pronto para combater as enchentes e faz um balanço otimista. “Podemos afirmar que o Pará está mais preparado do que muitos estados do país. No ano passado mais de mil pessoas morreram, em todo o Brasil, por conta das enchentes. Neste ano, no mesmo período, o número de óbitos não chegou a 200”, afirmou Navarro.

Na ocasião, o tenente coronel José Almeida, representante da Defesa Civil do Pará, também apresentou ao ministro e ao governador o plano de contingência de enfrentamento dos desastres de 2012 e o cenário das cheias no estado. O plano será encaminhado para a secretaria nacional de Defesa Civil e os recursos necessários para sanar os problemas causados pelas enchentes devem ser repassados pela União ao Estado ou diretamente para os municípios atingidos, através do cartão de pagamento, disponibilizado aos prefeitos das cidades que se encontram em situação de emergência.

Ainda de acordo com o levantamento da Defesa Civil, o estado apresenta apenas um município em situação de emergência, que é Santana do Araguaia, na região sudeste do Pará, decretada por conta das estradas vicinais que estão danificadas e se tornando intrafegáveis em decorrência das fortes chuvas.

Nenhum comentário: