segunda-feira, 9 de abril de 2012

FALA TUDO, DEMÓSTENES, FALA!!


Assim como no caso do Mensalão do PT, na época do Governo Lula, os brasileiros voltam a ter a oportunidade de ver desvendado mais um enorme esquema de roubo de dinheiro público, agora protagonizado pelo mafioso Carlinho Cacheira e pelo senador Demóstenes Torres (agora sem partido, pois desligou-se do DEM).

De Cachoeira, mafioso profissional, não se pode esperar nada: ele jamais vai confessar os crimes que comandou, nunca vai denunciar seus comparsas. Sempre agiram assim os grandes líderes mafiosos, aqui, nos Estados Unidos ou no Japão. Agir diferente significaria assinar a fatal sentença de morte.

Mas, do senador Demóstenes, figura de destaque no combate à corrupção dos governos petistas e arauto da moralidade no serviço público, até que seu castelo de falsa decência ruiu, na semana passada, é possível que ainda saia algo minimamente digno.

Com a vida pessoal e a carreira política destruídas, Demóstenes sabe que nada mais lhe resta de seus planos. Seu presente e seu futuro estão detonados com o desvendamento e publicação do esquema criminoso de que participava. Mas, ao contrário do que demonstram as escutas telefônicas feitas pela Polícia Federal, talvez sua vida pessoal e política não tenha sido uma eterna dissimulação, uma representação bufa, uma hipocrisia permanente, esse engodo de moralidade e decência agora desmascarado. Talvez lhe reste um pingo de dignidade, uma dose liliputiana de respeito ao povo e à República que tantas vezes jurou defender. E isso pode fazer a diferença e dar um desfecho minimamente honroso para a vergonhosa trama criminosa agora publicada.

É importante que o senador Demóstenes fale, abra a boca e conte tudo sobre o esquema de que participava. Tem empresas e figuras de destaque da República envolvidas, milhões de reais, se não bilhões, drenam a vasta rede de corrupção que rouba milhões do Erário.

Dinheiro dos nossos impostos que deveria ser aplicado na melhoria da qualidade da vergonhosa educação pública oferecida aos nossos filhos e adolescentes é desviado para contas bancárias secretas e abastecem propinas pagas a nada honoráveis membros da República. O mesmo fim tem o dinheiro que deveria ser aplicado na saúde, na melhoria dos transportes públicos, da assistência social aos desassistidos, na agropecuária, ...

E são notícias que se repetem todas as semanas, em todas as televisões, revistas, jornais - pelo menos naqueles minimamente comprometidos com o direito à informação dos cidadãos. É impossível não se indignar, não há como ficar calado, omisso, ser indiferente.

O caso agora protagonizado por Cachoeira e Demóstenes talvez seja o mais grave de todos os até agora denunciados - inclusive em relação ao Mensalão do PT, que vai a julgamento pelo STF, ainda neste ano. A sociedade brasileira precisa reagir, tomar atitude claramente contrária a tudo isso. É verdade que a lentidão da polícia e dos ministérios públicos em investigar e do Judiciário em julgar e aplicar as penas ajuda na proliferação dessa praga, estimulam a reincidência e levam os cidadãos à descrença e à desesperança. Mas, se os poderes da República não atuam como deseja o cidadão, é hora deste levantar-se e exigir. Exigir, inclusive, que o senador Demóstenes fale, abra o jogo, mesmo que através de um acordo de denúncia premiada.

Fala tudo, Demóstenes, fala!! Não deves te preocupar se metade da República pode cair contigo, ou cair toda! Apesar de tuas mãos sujas, terás feito um grande bem aos brasileiros!! Fala!!

Nenhum comentário: