sexta-feira, 20 de abril de 2012

CALHA NORTE: REBAIXAMENTO DO LINHÃO TERÁ 770 KM


Audiência pública em Monte Alegre, com mais de 1 mil pessoas, foi presidida pela deputada Josefina Carmo. A Rede Celpa garantiu que projeto terá 770 km

Duas certezas, ontem, no final da audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), na cidade de Monte Alegre, no Oeste do Pará. A primeira: vai virar realidade, sim, o projeto de rebaixamento da linha de tensão elétrica da linha de transmissão que está em obra na região da Calha Norte. Segunda: a empresa Guascor, que produz energia elétrica para abastecer os consumidores de municípios da região, não vai parar a produção nem retirar os geradores que alimentam as termelétricas locais.

Essas foram as duas principais informações prestadas pelos representantes do Ministério das Minas e Energia (MME) e do grupo Rede Celpa, concessionária de energia elétrica no Pará.

Paulo César Domingues, representante do MME, deu informações detalhadas sobre a execução da obra do linhão, definindo aquelas que são as responsabilidades do ministério e aquelas das concessionárias nos estados do Pará, Amapá e Amazonas, que serão beneficiados com a enorme obra de 1.800 quilômetros de extensão.

Alfredo Rezende Neto, do grupo Rede Celpa, garantiu que já está pronto o projeto de rebaixamento da tensão para 138 quilovolts (kv) e 34,5kv, que formarão as redes básicas para atender os municípios de Prainha, Monte Alegre, Alenquer, Curá, Óbidos, Oriximiná, Faro e Terra Santa, totalizando 770 quilômetros de extensão. Este, que está orçado em R$ 180 milhões, já está em negociação com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Alfredo Rezende, do gupo Rede Celpa, garantiu que o projeto de rebaixamento do linhão já está pronto: prevê 770 km de rede básica e está orçado em R$ 180 milhões. A segunda garantia de Alfredo Rezende: a crise entre a Rede Cela e a Guarcor está sob controle, o que garante a continuidade da produção de energia elétrica aos municípios da região, sem qualquer risco de desabastecimento.

"Assim, a audiência alcançou seus objetivos, foi coberta de êxito e prestigiada por uma multidão de mais de mil pessoas. Todos estamos satisfeitos com este evento, principalmente pelas informações apresentadas e garantias dadas pelos representantes dos órgõs governamentais e pela Rede Celpa", afirmou Josefina Carmo, que presidiu o evento.

Para ler mais, www.josefinacarmo.blgospot.com  

Nenhum comentário: