terça-feira, 1 de dezembro de 2009

UM BILHÃO DE ÁRVORES, "PERO NO MUCHO"

Depois do constringimento da inverdade, no mês de outubro, na Califórgia, ao governador Arnold Schwarzenegger, de que o Pará já teria plantado 200 milhões de árvores, como parte do 1 bilhão pretendido, o governo do Estado resolveu alterar as diretrizes de seu programa de recomposição de áreas alteradas. Assim, passou a contabilizar espécies exóticas, como o eucalipto, para alcançar a meta de um bilhão de árvores plantadas.

O Pará lidera os índices de desmatamento na região e 65% do reflorestamento deverão ser feitos com eucalipto. O programa "1 Bilhão de Árvores para a Amazônia" foi lançado no final de maio passado, em Belém, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas a meta previa apenas árvores nativas, mas agora a coisa mudou. Ao ser lançado, foi considerado o maior programa de reflorestamento e recomposição florestal do mundo, agora pero no mucho.

A meta é atingir uma área de aproximadamente 20 milhões de hectares já alterados com o plantio de 100 mil hectares de espécies nativas por ano até 2013.


Originário da Austrália e Indonésia, o eucalipto foi trazido para o Brasil em 1868 com o objetivo de produzir madeira para alimentar as caldeiras de locomotivas e produzir dormentes, moirões e postes. De acordo com dados da Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (Abraf), o país tem cerca de 5,5 milhões de hectares plantados com eucalipto. Minas Gerais lidera o plantio, com 28% da área, seguido por São Paulo (22%) e Bahia (15%).

Fonte: www.globo.com.br e redação do blog


Nenhum comentário: