terça-feira, 1 de dezembro de 2009

GERENTE DO IBAMA DE ALTAMIRA DEVERÁ SER AFASTADO

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deve afastar o gerente do órgão em Altamira, José Roberto Scarpari, que responde a sindicância interna por causa de irregularidades à frente da autarquia. Já está na mesa do superintendente do órgão em Belém, Paulo Diniz, o resultado de uma sindicância que pede a abertura de Procedimento Disciplinar Administrativo (PAD) contra Scarpari.

O pedido de abertura resultou de uma sindicância aberta ano passado pelo órgão, depois que o jornal O Liberal, de Belém, revelou a existência de um esquema ilegal de doação de madeira envolvendo Scarpari e a Prelazia do Xingu. O gerente doou uma madeira que na verdade não existia, transformada em créditos fictícios que serviram para esquentar madeira retirada clandestinamente da floresta amazônica.

O servidor do Ibama Renato Biceli, de Altamira, protocolou na ouvidoria do órgão em Brasília denúncia pedindo a abertura de sindicância contra a atuação de Scarpari. Foi Biceli que constatou que a madeira doada por Scarpari não existia. A denúncia deu origem ao processo 02001.006844-45, aberto no dia quatro de setembro do ano passado e que desde então passou por diversas instâncias do órgão entre Altamira, Santarém, Brasília e Belém.

O processo passou pelas mãos de Scarpari em dezembro do ano passado, que fez uma defesa nada convincente, passando depois pela Diretoria Jurídica do Ibama em Altamira, Santarém, Brasília e Belém. A última movimentação aconteceu no dia 1º de outubro, quando a Diretoria Jurídica da gerência regional de Santarém mandou o processo para a mesa do superintendente do órgão no Pará, Paulo Diniz, pedindo a abertura de um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para investigar mais profundamente o envolvimento de Scarpari no esquema da doação da madeira, o que deve resultar na demissão do servidor e bem do serviço público.

Fonte: www.ecoamazonia.com.br

Nenhum comentário: