O plenário do Senado aprovou, na noite desta terça-feira, a realização de um plebiscito para decidir sobre a criação do estado do Carajás, nas regiões sul e sudeste do Pará. A proposta terá de ser votada ainda pela Câmara.
De acordo com o relator da proposta, senador Valter Pereira (PMDB-MS), o novo estado seria criado com o desmembramento das regiões sul e sudeste do Pará. O estado do Carajás teria uma área de 285 mil km², 38 municípios e 1,3 milhão de habitantes.
Se aprovado pela Câmara, o plebiscito será realizado somente na região a ser desmembrada. Caberia ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcar a data da consulta popular.
“É bom destacar que o projeto não cria o estado. O que o Senado aprovou é a realização de um plebiscito para que a população decida”, disse Pereira.
Fonte: G1
PS: O projeto que propõe plebiscito para a criação do estado do Tapajós, já aprovado pelo Senado, continua dormitando em algum escaninho da Câmara Federal. Na Semana passada, Michel Temer, presidente da Câmara, prometeu incluir o projeto de plebiscito do Carajás na pauta da Casa ainda neste ano. O mesmo ainda não se conseguiu com o projeto do plebiscito do Tapajós.
O que está faltando? Que a coordenação do Comitê Pró-Tapajós não se iluda: os deputados federais do PT nada farão para incluir o projeto na pauta de votação da Câmara Federal deste ano. A governadora Ana Júlia confirmou, na semana passada, em reunião com blogueiros, sua posição contrária à criação dos dois novos estados. Eles não a contrariarão.
Um comentário:
Caro José Maria Piteira.
Ainda não nos cohecemos pessoalmente.
Tomo a iniciativa de fazê-lo publicamente ao ler seu comentário no blog 5.a Emenda, editado agora pela querida Marise Morbach. Companheira do meu mestre da blogosfera e amigo saudoso Juvêncio de Arruda.
Pois bem.
Como sabes, o Projeto de Decreto Legislativo do Carajás andou no Senado, sendo aprovado.
Continuamos em permanente mobilização para aprová-lo na outra Casa.
Parabéns pelo seu empenho e visão de futuro.
Afirmo-te que o Tapajós conta com nossa colaboração sempre.
Um grande abraço e ajude-nos nessa causa para o bem da Amazônia e do Brasil.
Meu e-mail é valmutran@gmail.com e aguardo o teu contato para aprofundar-mos impressões e caminhos à trilhar.
Do seu. desde já amigo.
Val-André Mutran
Postar um comentário