domingo, 3 de maio de 2009

RIO TAPAJÓS: A MAIOR DE TODAS AS ENCHENTES

Esta já é, de acordo com a Defeca Civil do Pará, a maior de todas as cheias do rio Tapajós em todos os tempos. Ontem, o nível do rio atingiu 8,94 m, ultrapassando 34 cm da última marca da maior enchente da região, ocorrida em 2006, quando o rio chegou a 8,60 m. A forte chuva que durou mais de 12 horas, contribuiu para elevar o nível das águas. Mais de 40 mil pessoas foram afetadas pela cheia. Ao todo, a região oeste do Pará tem 17 municípios atingidos, com 140 mil pessoas afetadas.

O coordenador adjunto da Defesa Civil na região oeste do Pará, Major Augusto Lima, explica que o órgão começou a monitorar as cheias na região no dia 17 de abril, de lá para cá, os números só têm aumentado.

"Com a última chuva outras áreas de Santarém que já haviam sido afetadas, tiveram o agravamento da situação e outras passaram a ser atingidas", contou.

Entre as áreas que foram alcançadas pela força das águas, entre a madrugada da quinta-feira e a sexta-feira, estão os balneários de Santarém, Alter do Chão, Ponta de Pedras, Maracanã e Joá. Bairros centrais também foram atingidos, como o Caranasal, Mapiri, Jardim Santarém e a Avenida Tapajós, que fica na frente da cidade.

Fonte: Portal ORM

Nenhum comentário: