terça-feira, 5 de maio de 2009

ITAITUBA: ODAIR QUER EMISSÃO DE LICENÇAS AMBIENTAIS NO PRÓPRIO MUNICÍPIO


Se depender da vontade e do poder de decisão do vice Odair Correa, as licenças ambientais para o setor produtivo do município de Itaituba e região passarão a ser emitidas pela secretaria local de Mineração e Meio Ambiente. E isso provavelmente já a partir do próximo mês de junho.

Esse é um pleito antigo do setor produtivo local, principalmente através da Associação dos Mineradores de Ouro do Tapajós (Amot) e do Sindicato dos Mineradores do Oeste do Estado do Pará (Simioespa). O vice-governador abraçou o pleito e está empenhado na sua concretização.

No dia 29 de abril passado, ele encaminhou documento ao secretário Valmir Ortega, titular da Sema, no qual pede "agilidade" no processo de "transferência de competência de concessão de licenças ambientais e outras ações afins ... à Prefeitura Municipal de Itaituba, no propósito de atender às grandes demandas daquela região".

No documento, Odair Corrêa deixa claro que o pleito é importnte à região, pois, atendido, tornaria os processos de licenciamento ambiental mais rápidos e eficazes, além de atenuar as dificuldades sócio-econômicas daquela área do oeste paraense.
Ontem, no fim da tarde, Sérgio Aquino, presidente do Simioespa, voltou a se reunir com o vice-governador, em Belém, e ouviu dele a garantia de empenho total na consecução da proposta.

Também ontem, no fim da manhã, Sérgio Aquino se reuniu com a deputada Josefina Carmo (PMDB). Ele agradeceu o empenho da parlamentar na defesa do fim da moratória de licenciamento ambiental ao setor produtivo paraense e, de maneira especial, aos mineradores da região do Tapajós. No mês passado, Josefina cobrou da Sema abilidade na liberação de licenças ambientais a garimpeiros e mineradores daquela região.

Nenhum comentário: