segunda-feira, 11 de maio de 2009

ITAITUBA: VEREADORES VÃO OUVIR NUTRICIONISTA SOBRE QUALIDADE DA MERENDA ESCOLAR


Nas escolas de Itaituba, a merenda sobra nos pratos servidos aos estudantes. Eles preferem o lanche vendido por ambulantes nos portões das escolas.

A Comissão de Educação da Câmara Municipal de Itaituba vai ouvir, na próxima quarta-feira, a nutricionista Mariane Aires, responsável pelo cardápio da alimentação escolar servida aos alunos do Ensino Fundamental daquele município. A reunião será às 9h, na própria sede do Legislativo local, sob coordenação do presidente da comissão, vereador Marcos Ferreira (PTC).

A convocação da nutricionista foi aprovada pela Comissão de Educação depois que o vereador Luis Fernando Sadeck, o “Peninha”, líder do PDMB, questionou a qualidade da alimentação servida aos alunos da rede municipal. Em pronunciamento, na terça-feira passada, o vereador afirmou que “os produtos licitados não alimentam as crianças”.

Ele citou como exemplo a compra de 23,2 toneladas de suco artificial e de 23,5 toneladas de bolacha cream-craker. Exibindo a relação de produtos adquiridos para a alimentação escolar, o vereador mostrou que a prefeitura local também comprou 8 toneladas de sopa de frango, 7 toneladas de misturas industrializadas de preparo de mingau de milho, 7 toneladas de mingau de tapioca, 6 toneladas de risoto de carne, 4 toneladas de risoto de frango, 2,8 toneladas de preparo de arroz com feijão, além de 2,8 toneladas de charque, 8 toneladas de sopa de feijão, 8 toneladas de mortadela de frango, 2 toneladas de fiambre de carne bovina e 1,5 tonelada de salsicha ao molho. Todos, produtos industrializados.

“Mas o pior de tudo é a compra de milho de pipoca, 5,3 toneladas, para ser servido com suco artificial para os alunos. Isso é vergonhoso”, bradou o parlamentar.

Segundo Peninha, a rejeição dos alunos à alimentação servida é visível nos portões das próprias escolas. "Os alunos preferem os salgadinhos, doces e sucos vendidos por ambulantes na frente das escolas", afirmou. Outra cena comum, segundo eles, é a grande quantidade de refeições deixadas pelos alunos sobre as mesas na área de alimentação das escolas. "Eles pegam a merenda, provam, mas não conseguem comê-la, pois é uma alimentação que não os agrada", disse.

O critério adotado pela prefeitura para escolher apenas produtos industrializados, em detrimento dos produtos regionais, é um dos questionamentos a serem apresentado à nutricionista Mariane Aires durante a reunião da Comissão de Educação.

“O prefeito municipal só fala em incentivar a produção agrícola, mas não compra um único produto da nossa região. Ele só compra produtos industrializados fabricados em outros municípios e até em outros estados”, denunciou.

Segundo o vereador, Itaituba produz muitos gêneros alimentícios, como banana, açaí, cupuaçu, acerola, leite de gado, milho, laranja e outros produtos que fariam bem a saúde dos alunos. “A carne bovina em Itaituba é uma das mais baratas do Brasil e poderia ser servida juntamente com outros produtos saudáveis, como peixe e frango”.

Peninha disse que o objetivo maior do programa do governo federal é garantir o fornecimento de merenda de qualidade, na quantidade e regularidade necessária, para o desenvolvimento dos alunos da rede pública deste município. Mas isso, de acordo com a relação de alimentos comprados, está longe de garantir merenda escolar de qualidade.

“Os recursos são passados às prefeituras com pontualidade para que essas refeições favoreçam o desenvolvimento dessas crianças em fase de crescimento, garantida a qualidade mínima necessária para um desenvolvimento saudável”, afirmou o vereador.

Segundo o vereador, para muitos dos alunos da rede municipal, a merenda deixa de ser um complemento e passa a ser a principal refeição, torna-se praticamente a garantia de sobrevivência dos mesmos.

Peninha afirmou que é necessário um trabalho de monitoramento das ações da administração pública local. “Os recursos que são repassados, se administrados com seriedade e criatividade, tornam-se excelentes fatores de desenvolvimento para o município”, concluiu.

2 comentários:

Unknown disse...

Sou nutricionista e trabalho na alimentação escolar aqui no RN e acho de extrema importancia este questionamento quanto a qualidade da merenda fornecida. Porque não colocar produtos que a população cultiva ai em Itaituba? São mais nutritivos e saborosos. Aqui so trabalhamos com produtos naturais fornecidos pela agricultura familiar e demais generos fornecidos por empresas especificas, não usamos temperos industrializado e nada que seja semi proto,tudo dentro dos padroes. Não aprovei a pratica de adquirir estes produtos industrializados e semi prontos pois não são as melhores fontes alimentares para escolares, e muitas vezes o sabor não é tão agradavel quanto uma refeição feita com produtos naturais. é sempre bom fazer este tipo de questionamento e pq não mudar este cardapio. Nos nutricionistas somos profissionais capacitados para tirar o melhor de onde parece não existir! Inventar e ser cristiva..Agradar sempre!

Unknown disse...

Olá! Sobre o comentario a cima... da merenda, Sou Iulle Brunnelly Bezerra Cavalcante- Nutricionista CRN6: 6510
Obs: Sou a pessoa que esta a procura pelo Avô!

Até mais...