segunda-feira, 25 de maio de 2009

CPI DA PATROBRAS: PRAXO PARA INDICAÇÃO DE MEMBROS ACABA AMNHÃ

A CPI da Petrobras continuará no centro dos debates do Senado na semana. Termina, amanhã, o prazo para que os líderes partidários indiquem os seus representantes na investigação. Enquanto escolhem os seus representantes, os partidos buscam ainda um acordo sobre os cargos de comando da CPI, presidência e relatoria. O impasse pode ter reflexos também em plenário, onde Medidas Provisórias aguardam avaliação dos senadores e correm o risco de perder a validade.


Até agora, nenhum partido oficializou indicação para a comissão, apesar de algumas legendas já terem anunciado os nomes que farão parte da investigação. O líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), aguarda uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva antes de fazer suas três indicações de titulares na CPI, o que acabou influindo nas escolhas dos outros partidos. Caso algum partido não tenha escolhido seus representantes, caberá ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), concluir a composição da CPI até sexta-feira (29).


As indicações estão congeladas devido à disputa pelo comando das investigações. A oposição quer presidir a CPI, enquanto alguns aliados defendem que o governo exerça sua maioria de oito titulares contra três da oposição e fique com as duas funções de comando. O impasse acontece até dentro da oposição, que tem dois candidatos a presidente, Álvaro Dias (PSDB-PR) e ACM Júnior (DEM-BA).

Nenhum comentário: