segunda-feira, 11 de maio de 2009

DEPUTADOS SUGEREM ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA EM ALENQUER

A Comissão Temporária Externa da Assembléia Legislativa, formada por dez deputados e que percorreu municípios atingidos pelas cheias dos rios Amazonas e Tapajós, no final de semana, vai pedir que o governo estadual avalie a possibilidade de decretar estado de calamidade pública no município de Alenquer.

Os deputados que visitaram as cidades de Alenquer, Prainha, Monte Alegre e Curuá são unânimes em afirmar que a situação é critica. "Vários prédios históricos estão caindo e as famílias que moram em áreas de barranco correm risco de vida, porque estão acontecendo desabamentos. O comércio está parado e escolas e o Banco do Brasil estão fechados por causa dos alagamentos", dizem os deputados.

O relatório também vai recomendar que o Governo do Estado envie madeira, combustível, cestas básicas e remédios, principalmente hipoclorito de sódio, para evitar propagação de doenças contraídas por via hídrica.

Números da Defesa Civil Estadual, divulgados na última quinta-feira, mostram que há 2.865 pessoas desalojadas, 182 desabrigadas, 896 deslocados e 13.296 afetados pela cheia dos rios Amazonas e Tocantins.

Nesta semana, no período de 13 a 15, a governadora Ana Júlia Carepa vai visitar a região para conhecer in loco a situação dos municípios.

Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário: